segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Medalha, medalha, medalha

No gráfico abaixo, a evolução do número de países com pelo menos uma medalha por olimpíada.

Figura 1. Evolução do total de países com medalhas em cada olimpíada.

A evolução é do tipo exponencial. Naturalmente não será possível se manter essa taxa de crescimento de modo indefinido, já que há um limite do número total de países no mundo - mesmo que este esteja em crescimento também.

Nos anos de 1976, 1980, 1984 e 1988 (faixa amarela no gráfico), houve boicotes. No primeiro, em Montreal, por países africanos, liderados pela Tanzânia, pela participação da Nova Zelândia - cujo time de rúgbi havia feito um tour pela África do Sul, então sob regime do apartheid.  No segundo, em Moscou, por países do bloco capitalista - liderados pelos EUA - sob alegação de protesto contra a Guerra no Afeganistão. Em resposta, na olimpíada seguinte - em Los Angeles - países do bloco comunista também não enviaram atletas. Na olimpíada de Seul, houve um pequeno boicote, liderado, claro, pela Coreia do Norte. Se excluirmos a era dos boicotes, o grau de adesão dos dados ao modelo exponencial aumenta para R2=0,9219.

O crescimento tem sido sustentado pelo aumento do número de países participantes, aumento do número de modalidades e de atletas (Figura 2.)

Figura 2. Fatores correlacionados com total de países com medalhas por olimpíada: número de países (NOCs) participantes, número de eventos realizados, número de atletas participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário