sexta-feira, 22 de junho de 2012

Crescimento das maiores torcidas brasileiras

Sem surpresas, as maiores torcidas do Brasil são do Flamengo, Corinthians, 5PFW, Palmeiras e Vasco (Figura 1). (Isso, claro, tirando as duas maiores - a anticorintiana e a antiflamenguista respectivamente.)

Figura 1. Evolução das cinco maiores torcidas de futebol no Brasil. (Eixo vertical em porcentagem dos respondentes.) Dados: Datafolha e Ibope.

Com alguma frequência, ouvimos e lemos alegação de que a torcida são-paulina é a que mais cresce. Os dados desmentem. A torcida tricolor tem crescido a uma taxa média de 0,13% ao ano. Mas a corintiana cresce a uma taxa de 0,19% ao ano.*

As do Flamengo (0,04%), Palmeiras (0,04%) e Vasco (0,02%) estão praticamente estagnadas.

*Upideite(23/jun/2012): Considerando-se os dados de pesquisa do CNT/Sensus de 2007 e da Pluri Consulturia de 2012, o índice de crescimento da torcida corintiana cai para 0,16% ao ano, ainda acima da taxa média são-paulina.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corre, corre, Mulher-Maravilha

O gráfico abaixo (Figura 1) mostra casos de (sub)celebridades femininas adultas fantasiadas de Mulher-Maravilha (a trabalho, em festa de aniversário, de Dia das Bruxas, etc.) noticiados na imprensa.


Figura 1. Variação da idade de celebridades femininas adultas fantasiadas de Mulher-Maravilha ao longo dos anos. Pontos vermelhos: idade; pontos azuis: total de casos noticiados no ano; em amarelo: idade média das mulheres fantasiadas de Mulher-Maravilha no ano.

A idade média das mulheres foi de 30,0±5,9 anos, o intervalo mínimo/máximo foi de: 21 a 51 anos.

Embora possa haver um efeito de dados incompletos para tempos mais recuados, aparentemente há uma tendência de aumento do número de casos divulgados. (Figura 2)

Figura 2. Curva de crescimento do número de casos noticiados de celebridades femininas adultas vestidas de Mulher-Maravilha. Número de casos em logaritmo neperiano. Os casos de 2012 não foram incluídos.


Os casos considerados nesta análise (e outros) serão publicados aos sábados aqui.