quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Competitividade de campeonatos nacionais de futebol

A figura abaixo compara os índices de competitividade de campeonatos nacionais de futebol (masculino, profissional, divisão principal).


Os valores do eixo x (média de novos campeões por temporada) são os de obtenção mais simples - é tão somente o número total de campeões diferentes na história da competição dividido pelo número total de edições da competição.

O índice de competividade S2 (eixo y) é uma adaptação do índice de diversidade de Shannon (com pesos diferentes para os campeonatos de acordo com a edição - a edição mais recente tem o maior peso, 1; edições anteriores têm metade do peso da edição imediatamente subsequente; nos casos em que há mais de uma competição por ano, o valor inicial do índice é dividido pela média de competições por ano no período analisado). A ideia geral é que, quanto maior a diversidade de campeões, mais competitivo é o campeonato.

O índice Svaria de 0 a 2, sendo 0 o menos competitivo (um único clube vence todas as edições) e o 2 o mais competitivo (a cada ano um clube diferente é o campeão).

Em princípio o índice S2 permite a comparação inclusive de campeonatos de diferentes modalidades: futebol feminino, futebol de juniores, de areia, futvôlei, futsal, basquete, natação, atletismo... e campeonatos de diferentes regulamentos.

Aplicando-se a diferentes campeonatos nacionais de futebol, podemos agrupar as ligas em quatro tipos: altamente competitivos (França, Brasil e Argentina - entre 1,5 e 2), competitivos (Rússia, Japão, Alemanha, Inglaterra e Itália - entre 1 e 1,5), pouco competitivos (Espanha, Escócia e Países Baixos - entre 0,5 e 1) e muito pouco competitivo (Portugal - abaixo de 0,5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário